Blog empregos.online

Espaço informal para divulgação de artigos, novidades e alterações

sexta-feira, dezembro 02, 2005

“A empresa, que por acaso chamavas família, deu-te um chuto no rabo, António!”

O António começou a trabalhar na empresa há mais de trinta anos. Os anos foram passando e trouxeram-lhe sucessivas progressões na carreira profissional dentro do espaço laboral. Durante anos a fio, assistiu com alguma despreocupação e desleixe ao crescimento dos filhos – quanto à mulher, nem se fala! Em contrapartida, lá chegou ao cargo de sub-chefe a muito custo. Desde o momento glorioso em que foi promovido para este posto, a frase “A EMPRESA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR NA MINHA VIDA” tomou prioridade no seu rol de frases predilectas.

Curiosamente, o seu chefe acabaria por falecer vítima de doença prolongada e o cenário afigurou-se-lhe positivo. Foi convidado a desempenhar temporariamente o cargo maior, isto até se ter oficializado o novo sucessor do líder já enterrado. António tirou um curso intensivo de Inglês, corrigiu a postura e encheu o ego. Chegou então a manhã em que o director-geral lhe comunicaria a promoção. Antes de partir para o trabalho, António teve ainda tempo para a habitual laracha junto da mulher: “A EMPRESA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR NA MINHA VIDA.”

António, de 58 anos de idade, não foi promovido nessa manhã. Outro mais novo e bem amigo do director-geral foi distinguido.

A mulher disse-lhe, então, no final desse dia decepcionante: “A EMPRESA, QUE POR ACASO CHAMAVAS FAMÍLIA, DEU-TE UM CHUTO NO RABO, ANTÓNIO!”

António acabaria por convidar os seus filhos para um almoço generoso no fim-de-semana seguinte.

12 Comments:

  • At 12:08 da tarde, Blogger zez said…

    Pois é, Zorze! Por vezes, a empresa que apelidamos de família pode ser bem madastra e cortar-nos as pernas quando menos esperamos, depois de nos dedicarmos inteiramente a essa "causa"!

     
  • At 1:12 da tarde, Blogger Forgotten said…

    Com as mulheres muitas vezes acontece o contrário: uma vida inteira em que "a família está em primeiro lugar" e passado 30 anos... levam um chuto no rabioske... coisas da vida! Acontece :S

     
  • At 1:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    deixa lá, que eu pensava que ia estar algum tempo no meu 1º emprego e depois fim mes deu com os pes comigo. Apesar das dificuldades que tinha, pensei que com o tempo me aperfeiçoava

    e ainda continuo a procura de emprego a algum tempo e tou cansado de tentar para não falar das criticas dos meus pais. estou em situação de 1º emprego e ando cansado.já nem sei por onde virar porque e pegam-me ou pela falta experiencia ou conhecimentos a mais ou moro longe para eles e para mim ser perto ou entram as cunhas e eu desanimo..meus pais pensam que isto tá FACIL.

     
  • At 1:40 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    deixa lá,que ja passei por pior. tava contar ficar algum tempo e no fim mes adeus.tava dar-me bem lá e deram-me fora

    e tou cansado de procurar lugar ao sol,ou é entrevistas ou pessoalmente e nada.

    inventam desculpas dos conhecimentos a mais ou falta experiencia ou...entram as cunhas ou..para eles moro longe e moro perto a meu ver...etc ando cansado desta porcaria e pais pensarem que isto é facil o emprego em arranjar

    sem ajudas não vou lá e eles tao nada interessados em me ajudar.ja tou cansado a serio.e tenho despesas para pagar.

     
  • At 3:49 da tarde, Blogger Zorze Zorzinelis said…

    A impotência que sentimos não é sinal de qualquer fracasso pessoal, reflecte apenas a incapacidade das nossas instituições. Precisamos de reconstruir as que temos ou de as substituir por outras"

    (Anthony Giddens)

    - É bom que se pense bem nisto. Há força para mudanças, desde que despejemos o medo e nos musculemos com a força da inteligência e da dignidade humana!!!

    (Zorze - esta é minha!)

     
  • At 4:44 da tarde, Blogger El Mariachi said…

    Ânimo, minha gente! Pontapés no cú é coisa que não falta! Ele é emprego, amigos, namorada, mulher, amante, tudo dá coices e tudo leva!
    Há várias formas de ganhar personalidade... só que nem todas são a mais agradável!

    No que toca aos empregos, vivemos num país onde poucos directores e mesmo administradores têm mais trato, educação ou instrução que um calceteiro do Burundi!

    Não é por aí que alguém se vai sentir inferiorizado!

     
  • At 1:21 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Você, apesar de tudo é sortudo, porquer teve a sua carreira,tem uma familia e depois virá o subsídio de desemprego....E a geração mais nova??? (que é o meu caso....) Acabei o curso há 3 anos (fará dia 10 de dezembro) e nunca consegui um emprego...é frustante, humilhante e deixa uma sensação de insegurança e complexo de inferioridade.Saí de casa para morar com o meu namorado e já não podia com os meus pais, tb eles me culpabilizavam por não ter emprego. Eu sou culpada pela pobreza que é este País???...e não vejo luz ao fundo do túnel...aliás qdo formos velhos....nem seqer iremos ter uma reforma...pobres dos que foram obrigados a descontar...para os carros luxuosos dos ministros...etc....

     
  • At 8:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É verdade! Nunca ponhas qualquer emprego a frente da familia, a entidade patronal é sempre egoista, olha só para o seu umbigo!Enquanto és util és, de repente passas a peso morto! Aprenda com o António. Dê prioridade à sua familia!!!

     
  • At 7:37 da tarde, Blogger Zorze Zorzinelis said…

    Se juntarmos todos os comentários temos aqui um cenário interessante.

    A saber: Parece que vivemos no país dos apelidos fortes, das cunhas e dos favores!

     
  • At 11:29 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É um bom exemplo para que nós e muitos outros não venhamos a ter a tentação de cair no mesmo erro, uma coisa é dedicarmo-nos ao trabalho outra coisa é colocá-lo á frente da família, embora infelizmente o dinheiro que é preciso para tudo ás vezes nos faça pôr a família para trás ou ter menos tempo para ela...

     
  • At 5:34 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois é
    estou na mesma situação no entanto tenho apenas 45 quase 46 e estou na mesma situação á cerca de um anos.
    Temos de ter coragem e lutar. Deus talvez nos dê uma ajuda

     
  • At 8:11 da tarde, Blogger Lu said…

    Nenhum, mas mesmo nenhum emprego vale mais do que a minha linda família. Essa eu tenho a certeza de que não me dará um chuto no rabo.

     

Enviar um comentário

<< Home