Blog empregos.online

Espaço informal para divulgação de artigos, novidades e alterações

quinta-feira, novembro 17, 2005

Desemprego: um crescimento (in)esperado!!!

A situação actual de emprego em portugal está na ordem do dia. Segundo uma noticia públicada no Diário de Notícias (17 de Novembro de 2005) o desemprego, no passado mês de Setembro, atingiu os seus níveis mais elevados desde o ano de 98, com uma taxa de 7,7%.

Apesar de nesta altura do ano este aumento ser considerado como normal (por oposição ao período de verão – com o trabalho sazonal), certo é que a previsão dos 7,4%, para o final do corrente ano, fica condicionada. Não fazendo qualquer sentido estar a reforçar números que já fazem parte do drama colectivo pelo qual a sociedade Portuguesa está a passar (487 mil desempregados inscritos no IEFP), torna-se antes, importante reflectir no conjunto de medidas concretas que existem para fazer face ao mesmo.

Não obstante de, a uma escala micro existir uma proposta para a introdução do subsídio de desemprego pelo actual governo e, a uma escala macro a criação de um fundo para a globalização proposto pela Comissão Europeia. Reforço a existência de lacunas na procura concreta de emprego e nas medidas (dispersas) que dizem ser criadas de modo a orientar os indíviduos que se encontram na situação de procura de emprego.

Segundo dados apresentados pelo INE (2005) 80% do aumento do desemprego é explicado por indivíduos à procura de novo emprego e também por jovens à procura do primeiro emprego (na maioria recém licenciados). É indubitável que, em matéria de procura de emprego, neste momento parte das minhas representações estão orientadas para a não existência de um saber efectivo de como o fazer. Concretizando a ideia e, sem reforçar a fraca gestão de carreira que ocorre na maior parte dos casos (factor que é traduzido muitas vezes pela escolha de uma formação base que à partida não irá ter uma absorção efectiva no actual mercado), enquanto colaboradora dos Empregos.online, deparo-me com um universo de indíviduos que não sabem onde, como e a forma de procurar emprego.

Neste sentido, penso que para futuro se torna interessante reflectir na criação de estratégias efectivas de suporte ao desempregado, na construcção de planos de carreira e procura de emprego. No meio de um cenário nem sempre animador, é com algum alento que observo o esforço incomensurável que a equipa dos Empregos.online tem feito de modo a tornar o processo de procura de emprego facilitado. Mais que um serviço, uma responsabilidade social!